O município de Contagem foi certificado, em dezembro de 2022, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais por “Boas Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental”, dentro do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, voltado a estudantes do ensino fundamental.
Contagem participou do projeto com as escolas municipais Padre Joaquim de Sousa Silva, na regional Ressaca, e Isabel Nascimento de Mattos, na regional Petrolândia, representadas pelas professoras de ciências Sheila Kênia de Almeida e Tiátira Siqueira Machado, respectivamente.
Às educadoras que participaram do programa foi oferecido o curso “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Já com os(as) estudantes foram abordados os temas consumo consciente da água; consumo consciente de energia; cidadania; gestão de resíduos sólidos; e educação humanitária para o bem-estar animal.
Para a professora Sheila Kênia, que trabalhou o projeto com 86 estudantes do 9° ano da Escola Municipal Padre Joaquim, o programa foi “intenso” e “proveitoso”. “Foram muitas atividades semanais. Deu pra observar uma maior interação entre os alunos e uma reflexão e mudança de comportamento”, destacou.
“O programa faz com que professores e estudantes reflitam e repensem suas atitudes para com o meio ambiente. A partir dessa reflexão, buscar a mudança de atitudes. Uma das atividades propostas era a realização de um bazar com roupas, sapatos e livros que eles quisessem doar. Muitos relataram que era a primeira vez que faziam aquilo e que poderia acontecer sempre, pois era uma forma de circular o que eles tinham em casa. Outra atividade foi para trazerem material descartado que encontrassem no caminho da escola, muitos acharam esquisito. Mas fizemos uma discussão superinteressante”, ressaltou Sheila.
Já Tiátira Siqueira, da Escola Municipal Isabel Nascimento, avaliou a proposta como “positiva”, mas ressaltou a necessidade de ampliar o programa. “Acho que deveria contemplar mais escolas, pois são temas urgentes tendo em vista a relação da sociedade com o meio ambiente e os impactos que essa interferência gera”.
A professora trabalhou com 55 estudantes do 6º ano e, mesmo não chegando até o final do projeto, destacou o envolvimento da escola. “Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e dialogar com temas importantes sobre a água, energia e resíduos sólidos. Infelizmente não fomos até o final, pois o projeto exigia muito, mas foi muito gratificante, os estudantes não viam o tempo passar”, apontou Tiátira.
Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis visa capacitar educadores para prática pedagógica em educação ambiental e desenvolver atividades regulares de educação ambiental com estudantes.
Em 2022, foram 73 municípios mineiros envolvidos no projeto, contemplando 292 turmas de 146 escolas e alcançando 8.760 estudantes de todas as regiões de Minas Gerais.